Formação Académica:

Curso de Especialização Clínica em Psicoterapia Psicodinâmica pela Faculdade de Medicina na Universidade do Porto – FMUP.

Mestrado em Sexologia pelo Instituto Superior da Maia – ISMAI em parceria com a Universidade de Salamanca, Espanha.

Curso de Especialização Interdisciplinar em Direito das Crianças pela Universidade Católica Portuguesa – UCP.

Licenciatura (Pré-Bolonha) em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia – ISMAI. Estágio curricular de Psicologia, ramo de Psicologia Clínica, na Associação A Casa do Caminho – Centro de Acolhimento Temporário e de Emergência Infantil.

 

Formação e Aperfeiçoamento Profissional (mais relevante):

Workshop sobre Primeira Infância, pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar – Delegação do Norte, com a orientação da Dra. Maria José Gonçalves (pedopsiquiatra e psicanalista) e da Dra. Camila Gesta (terapeuta familiar e psicóloga).

Formação em Violência e Maus Tratos a Crianças e Adolescentes, pela UMAR e Associação Projecto Criar.

Workshop sobre a Teoria da Vinculação e a Relação Terapêutica, pelo Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto – IPNP.

Formação em Dificuldades de Aprendizagem da Leitura e da Escrita, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto – FPCEUP.

Formação em Educação Parental, pelo Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto – IPNP.

Curso de Orientação Escolar e Profissional: Âmbitos e Contextos, organizado pelo Laboratório de Informação e Orientação Profissional – LIOP da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC em parceria com o Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto – IPNP.

Acreditação como formadora nas áreas e domínios A47 Psicologia/Psicossociologia e D12 – Práticas de Educação para a Saúde, pelo Conselho Científico e Pedagógico da Formação Contínua da Universidade do Minho.

Curso de Formação Contínua de Formadores/as em Igualdade de Género pela GTI – Gestão, Tecnologia e Inovação, S.A.,

Curso de Formação Pedagógica Inicial de Formadores, pela Atlanco.

 

Resumo do Percurso e Experiências Profissionais:

Especialista em Psicologia Clínica e da Saúde e em Psicologia da Educação, com Especialidade Avançada em Psicologia da Justiça e em Sexologia, títulos reconhecidos pelos respetivos Colégios de Especialidades da Ordem dos Psicólogos Portugueses – OPP.

Psicologia

Psicóloga, na Getting It – Pediatria e Desenvolvimento, Lda, desde 2018.

Avaliação psicológica, consulta psicológica e psicoterapia a crianças e adolescentes. Consulta de pais. Consulta de intervenção familiar. Consulta psicológica de orientação vocacional.

Psicóloga, na Attentus – Saúde, desde 2016.

Membro fundador do Projeto de Intervenção em Educação Parental “Familiarizar.te” e “Familiarizar.te – Famílias de Risco”. Participação na conceção, dinamização e avaliação do projeto.

Coordenadora do Serviço de Sexologia no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto – IPNP, entre 2011 e 2015.

Psicóloga, no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto – IPNP, entre 2008 e 2015.

Avaliação psicológica, consulta psicológica e psicoterapia a crianças, adolescentes e adultos. Consulta de pais. Consulta de intervenção familiar. Consulta psicológica de orientação vocacional. Consulta de sexologia.

Tem colaborado com várias instituições públicas e privadas, na dinamização de ações de sensibilização e de projetos na área dos Afetos e da Educação para a Sexualidade, desde 2008.

Psicóloga, integrada no Grupo de Investigação de um Doutoramento em Psicologia da Saúde e do Desenvolvimento, pela Universidade Lumière Lyon 2, França, sobre “A organização dos comportamentos de vinculação nas crianças com perturbações específicas do desenvolvimento da linguagem”, entre 2007 e 2008.

Psicóloga, em consultório privado, desde 2006.

Avaliação psicológica, consulta psicológica e psicoterapia a crianças, adolescentes e adultos. Consulta de pais. Consulta de intervenção familiar. Consulta psicológica de orientação vocacional. Consulta de sexologia.

Formação Profissional e Consultoria

Participou na organização de vários eventos na área da Psicologia (workshops, palestras, cursos, congressos), no Instituto de Psicologia e Neuropsicologia do Porto – IPNP, entre 2008 e 2012.

Consultora na área de Psicologia, e integrada em equipa multidisciplinar n´A Mutualidade de Santa Maria – Associação Mutualista, no âmbito do desenvolvimento e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) em diferentes Respostas Sociais como: Creches, Jardins de Infância, Lar de Infância e Juventude, Centro de Atividades Ocupacionais, a norte e centro do País, em 2010.

Formadora Profissional, em várias instituições públicas e privadas, nas seguintes áreas: psicologia do desenvolvimento, saúde mental, educação emocional, parentalidade e intervenção familiar, violência escolar/bullying, sexualidade e educação para a sexualidade, entre outras, desde 2005.

 

Informação Adicional:

Autora do Projeto “(Des)envolver” [projeto de educação para a saúde – Afetos e Educação para a Sexualidade, destinado a crianças / adolescentes e suas famílias, em articulação com instituições infanto-juvenis].

 

Associações Científicas:

Membro Efetivo da Ordem dos Psicólogos Portugueses, com a Cédula Profissional n.º 5518.